sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dogue Alemão



ScoobiDoobidoo!!! Quando gravou a canção "Strangers in the night", Frank Sinatra não podia imaginar que ela inspiraria o nome da mais longa série de desenho animado da história da televisão. O nome de Scooby-Doo vem de um trecho da música em que Sinatra canta "dooby dooby doo".
 



Majestoso e imponente, é o mais alto de todas as raças. Foi chamado de grand danois pelo conde de Buffon, naturalista francês, porque ele achava que os cães mais fortes eram da Dinamarca. Apenas em 1880 o seu outro nome, dogue alemão, estabeleceu-se em exposição em Berlim.


É hoje o cão nacional da Alemanha. Como todos os mastiffs, surgiu na Ásia, e é bem provável que seus ancestrais, os alaunts (citados por Chaucer na década de 1200), tenham chegado na Europa com os alans, uma tribo originária da região que pertence a atual Rússia asiática.



Surgiu na década de 1800 a partir do cruzamento de mastiffs do norte europeu com greyhounds locais. O filhote de dogue é muito desajeitado, mas depois se torna um adulto surpreendentemente meigo, alguns até gostam de sentar no colo do dono.
 
Dogue alemão enorme é flagrado do metrô de Londres, numa boa.
Um problema cardíaco, cardiomiopatia dilatada (CMD), pode ser transmitido de fêmeas ilesas à metade da prole. Exames genéticos facilitam a redução do risco desse problema de saúde fatal.


Sendo uma das raças de tórax mais profundo, este cão tem predisposição à torção gástrica, que pode levar a morte.

Zeus, o maior cão do mundo.
Não é montagem, mais parecido com um cavalo, este é o dogue alemão maior do mundo, medindo 1,12m de altura, pesando 70kg come 12 porções de comida por dia. Ele vive na cidade de Otsego, em Michigan, nos Estados Unidos, foi eleito pelo Guinness Book como o cão mais alto do mundo. O recorde está registrado na edição de 2013 do livro.


Apesar do tamanho assustador, Zeus é meigo e fofo. Convive muito bem com os outros animais da casa e da vizinhança.

Dr. Bruce Fogle, Cães. Editora ZAHAR. 2 º edição. P. 260.

Um comentário :