terça-feira, 29 de abril de 2014

COMPORTAMENTO INSTINTIVO


De todos os sentidos e sistemas do corpo, o cérebro é estruturalmente o mais complexo e difícil de entender. Ele abriga todos os comportamentos e habilidades potenciais do cão. Essas capacidades herdadas e gravadas são a base da formação mental do cão. 

INTELIGÊNCIA OU INSTINTO?


Garanto que você encontra a palavra "inteligente" nas descrições das raças. Costumamos dizer "ele é tão inteligente, sabe que vou sair antes mesmo de eu por o casaco". Ou "este é o cão mais inteligente que já tive". Escuto o contrário com a mesma frequência. "É uma gracinha, mas é tão burra". "Inteligente" é uma palavra ambígua.



 Os cães tem três tipos de habilidades mental baseadas em instinto - o comportamento gravado no cérebro de um cão durante a sua evolução. São elas: aprendizagem, resolução de problemas e inteligência comunicativa.


APRENDIZAGEM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Os cães herdaram dos ancestrais selvagens a habilidade de aprender, a flexibilidade mental. Aprender com as experiências ajuda o cão a se adaptar ao ambiente ou a modificá-lo para que se torne um lugar melhor para viver. O cão é instintivamente cauteloso e desconfiado com pessoas estranhas, mas logo aprende em quem confiar e quem evitar.






A resolução de problemas é um pouco diferente. É a habilidade de construir mentalmente a solução de um problema. Quanto mais rápido um cão resolve um problema com menos falsos inícios, melhor é a sua capacidade de resolução. Em geral, os cães não são bons nisso, mas uns são melhores que outros. Cães pastores, como o border collie, foram criados seletivamente por causa dessa capacidade.


INTELIGÊNCIA COMUNICATIVA



As vezes chamam-na obediência ou inteligência de trabalho, pois ajuda o cão a colaborar conosco. Um cão pode ter boa aprendizagem e resolução de problemas, mas precisa ser eficiente na comunicação para entender o que queremos. Eles percebem instintivamente a hierarquia da matilha e comunicam-se com outros por linguagem corporal e cheiro, mas precisam de comandos para receberem ordens de humanos - em geral pela voz. O cão de tiro, como o labrador, tem excelente inteligência comunicativa, longa capacidade de atenção e persistência, permitindo que se concentre mais no que lhe pedimos. 


DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIO



Os cães não precisam aprender a patrulhar, investigar ou demarcar território, pois também são habilidades instintivas, ativadas enquanto filhotes. 

TRAÇANDO MAPAS


Todas as raças tem habilidade de traçar mapas mentais de territórios vastos. Porém devido as raras oportunidades que lhes são dadas, elas nunca aprendem a usá-la. O pouco uso desse potencial faz com que vários cães tenham senso de direção ruim. 


USO DE CAUTELA


Esse cão para à porta para verificar se há perigo antes de continuar. Outra habilidade instintiva do cão é saber quando ser cauteloso e o que é potencialmente perigoso.

FIQUE FRIO


Este cãozinho aprendeu com experiência que o sol esquenta a areia, mas se ele cavar um buraco, como cavou, a areia fica mais fria e confortável. Cães com boa aprendizagem precisam vivenciar uma situação poucas vezes para formularem respostas estáveis.


COMPREENDENDO RELAÇÕES

Matilha de lobos.

Os cães constroem relações instintivamente, tanto em sua matilha como entre a sua e outras matilhas. Há uma habilidade hereditária de perceber a hierarquia e os cães se comunicam continuamente para reforçar a ordem. 




Dr. Bruce Fogle, Cães. Editora ZAHAR. 2 º edição. P. 36.



Nenhum comentário :

Postar um comentário