segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Border Coliie




Olá Pessoal! Hoje quero falar de cães fascinantes, os Border Collies. Se você já teve a oportunidade de ter ou conhecer um cão desses, terá certeza de que não é à toa que esta raça ganhou o posto de primeiro lugar em inteligência, entre 132 avaliadas na obra A Inteligência dos Cães, do comportamentalista e treinador de cães canadense Stanley Coren.

Em apenas três décadas, o sempre alerta e vigilante border collie passou de ávido e dedicado assistente de pastores galeses, escoceses e ingleses ao melhor campeão mundial em provas de agility e obediência. Há provas as quais os boder collies competem entre si, enquanto todas as outras raças competem juntas num padrão mais baixo.

  À esquerda, praticando Frisbee e acima agity.
      
É um cão de trabalho altamente adestrável, criado para habilidade em vez de tamanho e cor, e faz um forte laço com o dono. Não é raça para donos inexperientes. Por ter a mente ágil, o instinto de pastor e a necessidade de gastar energia não se adapta bem como um cão (doméstico) de estimação, onde tem uma enorme tendência a problemas comportamentais e atividades obsessivo-compulsivas.

Suas Principais características são: conduzir os rebanhos pelo poder do olhar, não latir e caminhar com a cauda entre as pernas, como um felino quando caça.
                     
A raça costuma ser reservada e até desconfiada com estranhos. Na falta de ovelhas, o cão persegue carros, ciclistas, corredores e até sombras. Os de pelos longo precisam de cuidados diários, e até os de pelo curto soltam bastante pelo.

BORDER COLLIE E SUAS CORES

Trago aqui as variedades de cores, algumas delas raras de encontrar no Brasil.


Preto e Branco.

Australian red merle.

Azul.

Blue Merle.

Sable.

Seal.

Tricolor.

Australian Red.
Espero que tenham gostado, amei todos! Até a próxima!

Dr. Bruce Fogle, Cães. Editora ZAHAR. 2 º edição. P. 15.

 


Nenhum comentário :

Postar um comentário